Atividades do GEDOPA

Para cumprir sua missão, o GEDOPA promove e realiza projetos voltados para a reabilitação na doença de Parkinson, adotando como estratégia principal o trabalho interdisciplinar, valorizando a iniciativa inovadora e a troca de experiências, no ensino, na pesquisa e na extensão.

No trabalho interdisciplinar, a troca de experiências é fundamental para se construir um ambiente criativo e sinérgico para a realização de pesquisas e para o apoio aos projetos de ensino e extensão. Para tal, o GEDOPA adota uma prática estruturante que consiste na realização de reuniões semanais de seus membros para o estudo e discussões científicas nos avanços do conhecimento sobre a doença de Parkinson, e nos resultados de seus projetos.

Atualmente, o GEDOPA concentra seus esforços nas atividades a seguir relacionadas.

ENSINO

O GEDOPA participa efetivamente, tanto na teoria quanto na prática, na disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I, da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ.

Por meio da participação dos alunos da graduação, pós-graduação e residentes nas diferentes atividades do GEDOPA, oferecemos aos mesmos a oportunidade única de vivenciar o tratamento da doença de Parkinson de forma sistêmica e interdisciplinar onde as relações interpessoais fazem toda a diferença.

PESQUISAS NA ÁREA CLÍNICA

O GEDOPA desenvolve pesquisas clínicas visando a validação de testes e questionários, com o objetivo de contribuir para um melhor planejamento de tratamentos e condutas aplicáveis a pacientes com doença de Parkinson. Essas pesquisas ocorrem no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, no Serviço de Fisioterapia.

PESQUISAS NA ÁREA BÁSICA

Além de pesquisas na área clínica, o GEDOPA desenvolve pesquisas na área básica para compreender aspectos relacionados à neurobiologia do exercício físico na doença de Parkinson. Essas pesquisas, feitas em camundongos nos quais a doença é gerada, ocorrem graças à colaboração e parceria com a Profª. Silvana Allodi (http://www.biof.ufrj.br/pt-br/node/281), Professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ, e responsável pelo Laboratório de Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento (http://www.biof.ufrj.br/pt-br/node/45).

ATENDIMENTO AMBULATORIAL MULTIPROFISSIONAL E INTERPROFISSIONAL

O GEDOPA realiza o atendimento ambulatorial multiprofissional nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Neurologia e Nutrição, oferecendo aos pacientes orientação e apoio por meio de consultas e programas de reabilitação, conduzidos por profissionais especialistas.

O acompanhamento Interprofissional que ocorre sob a responsabilidade conjunta do Prof. Clynton Correa e da Profª. Vera Lúcia Santos de Britto, acontece nas áreas de Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Nutrição. Nesses atendimentos, realizados com grupos de pacientes, são desenvolvidas dinâmicas interativas voltadas para a reabilitação em seu sentido mais amplo, onde o paciente é estimulado a conviver de forma positiva com sua saúde integral.

Esses atendimentos ambulatoriais, baseiam-se na nossa crença de que somente com a prática sincera do acolhimento generoso, somos capazes de oferecer a esse grupo de pacientes e seus familiares a perspectiva de melhores condições de qualidade de vida e de enfrentamento dos efeitos da doença. Paralelamente, oferecemos aos alunos da graduação, pós-graduação e residentes a oportunidade única de vivenciar o tratamento da doença de Parkinson de forma sistêmica e interdisciplinar onde as relações interpessoais fazem toda a diferença.

Os atendimentos para pacientes com doença de Parkinson, familiares e cuidadores são realizados no Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC, localizado na Av. Venceslau Brás, 95 – Botafogo – Rio de Janeiro.


PACIENTES E TERAPEUTAS DO GEDOPA

PROJETO DE EXTENSÃO PARA PACIENTES, FAMILIARES E CUIDADORES

O GEDOPA realiza um projeto de extensão, coordenado pela Profª. Vera Lúcia Santos de Britto, denominado "Educação em Saúde na doença de Parkinson: Cuidando de pacientes, familiares e cuidadores", com objetivo de promover educação e saúde oferecendo orientações, através de uma cartilha, por profissionais da área da saúde (Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Neurologista, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Neuropsicologia).

Essas orientações são muito importantes e úteis já que a doença de Parkinson, apesar de ainda não ter cura, é uma doença que pode ser controlada, diminuindo suas manifestações, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e, consequentemente, diminuindo a sobrecarga sobre estes e seus familiares. Esse projeto acontece com a parceria da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do HUCFF, Curso de Psicologia da UFRJ, Instituto de Psicologia da UFRJ, Faculdade de Medicina da UFRJ e Profissionais do INDC.

Baseado na cartilha de cuidados multiprofissionais na doença de Parkinson, são realizadas reuniões semanais com pacientes, familiares, cuidadores, alunos de graduação do Curso de Fisioterapia da UFRJ e profissionais da área da saúde. Nos encontros são discutidas as orientações dadas pelos profissionais especialistas das diferentes áreas consideradas. Esse programa, atualmente, é realizado mensalmente, todas as terças e a primeira quinta do mês. No horário de 8:00 as 9:30, no Auditório, sala 15 do Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC, localizado na Av. Venceslau Brás, 95 – Botafogo – Rio de Janeiro.

Este projeto ocorre com a parceria e o apoio dos seguintes Profissionais:

  • Fisioterapeuta Prof° PhD Clynton Lourenço Corrêa - Professor Associado III da Faculdade de Fisioterapia da UFRJ, Departamento de Fisioterapia Neurofuncional e Saúde Materno-infantil - clyntoncorrea@gmail.com

  • Terapeuta Ocupacional Profa MSc Camila Barros de Miranda Moram - Professora Assistente do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, Departamento de Terapia Ocupacional - camilabmmoram@gmail.com

  • Médico Neurologista Prof° MSc Luiz Felipe Rocha Vasconcellos - Médico Neurologista do INDC e Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - luizneurol@terra.com.br

  • Neuropsicóloga Profa MSc Cristina Maria Duarte Wigg - Neuropsicóloga do Instituto de Psicologia da UFRJ/INDC cristina.wigg@gmail.com

  • NutricionistaMSc Eliana Alfenas Nogueira Milagres - Nutricionista Clínica e ambulatorial do INDC - el_nutri@hotmail.com

  • Fonoaudióloga MSc Simone Monteiro Palermo de Oliveira Viana - Fonoaudióloga do NDC/UFRJ - simone_palermo@hotmail.com

  • Psicóloga PhD Karla Soares Pereira Valviesse - Psicóloga do Instituto de Psicologia da UFRJ - karlavalviesse@hotmail.com

  • Assistente Social MSc Andreiade Albuquerque Trindade - Assistente Social do HUCFF - deia.trindade@gmail.com

  • Enfermeira Profa PhD Maria Luiza de Oliveira Teixeira - Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UFRJ - mlot@uol.com.br

  • Enfermeira Profa PhD Elen Martins da Silva Castelo Branco - Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UFRJ - elencastelobranco@yahoo.com.br